18/06/2015

O que fazer em caso de desmaio

O desmaio é uma situação bastante comum, causada pela redução abrupta da irrigação cerebral e que pode acontecer por diversos motivos. Deste modo, saiba como agir diante deste tipo de situação, para que os primeiros-socorros façam efeito ou ajudem na eventual necessidade de um atendimento médico.


Primeiras medidas a serem tomadas



O primeiro passo diante da situação do desmaio é colocar a pessoa em um local arejado e que tenha uma boa ventilação. Em seguida, tenha como prioridade fazer o sangue voltar a circular no cérebro e órgãos da vítima, para que a situação se normalize o mais rápido possível. A melhor maneira de cumprir com este objetivo é levantar os membros inferiores da vítima de desmaio.

Também é preciso evitar que a pessoa vomite ou corra o risco de se asfixiar, é preciso virar a cabeça dela de lado. Outra medida de grande importância é afrouxar as roupas que a vítima do desmaio , para que o sangue circule de maneira livre. É importante que nenhum líquido seja dado, porque o indivíduo pode não ter recuperado totalmente seus reflexos e sofrer afogamentos com isto.


Mais conselhos importantes



Depois de aproximadamente um minuto do desmaio, o fluxo de sangue tende a voltar ao cérebro e assim a pessoa vai recuperar a consciência se nada estiver errado. Depois dela se restabelecer, impeça-a de caminhar sozinha e a faça sentar e respirar fundo para que seu organismo possa normalizar-se aos poucos.


Não a deixe levantar bruscamente para que não desmaie de novo, e após a vítima se recuperar totalmente dê água para ela. Siga estas dicas diante da situação de desmaio, e caso o problema persista ou seja parte de um problema crônico, o melhor a ser feito é contar com ajuda médica especializada.

Sobre o Autor

Destak Cursos

Cursos de qualidade

Cursos de formação de Brigadistas e Socorristas. Aulas com instrutores da área de ensino do corpo de bombeiros. Não perca tempo! Venha e faça sua matrícula, VAGAS LIMITADAS!

Universo das Dicas - Dicas Para Blogueiros
Para a venda será mudado a imagem do topo e o nome do blog, inclusive no link, na compra está incluído a conta do twitter e a página no facebook (ambos o nome pode ser mudado).

Mais lidos da Semana

Universo das Dicas - Dicas Para Blogueiros