02/06/2015

O que fazer no caso de convulsão

Dentro do mundo dos primeiros socorros a convulsão é outra situação bastante complica e que requer cuidados específicos. Neste contexto, é necessário seguir algumas dicas para prestar o atendimento adequado para as vítimas que estão sendo acometidos por este mal, até a ajuda médica específica chegar.


Procedimentos iniciais

Imagem Ler Saúde

Antes de qualquer coisa, deite a pessoa no chão e afaste do local todos os objetos que possam causar algum tipo de lesão. Além disto, crie um espaço para a vítima e afaste da região todos os curiosos. Em seguida, é preciso proteger a cabeça de quem está convulsionando de alguma forma, seja com as mãos, alguma roupa ou um travesseiro improvisado para evitar batidas e o risco de lesões.


Outro aspecto de grande importância é deixar os braços e as pernas totalmente livres, sem impedir seus movimentos. Afrouxe as roupas que a pessoa estiver vestindo na medida do possível, para que não haja obstrução das vias aéreas e possibilite uma respiração normal, mesmo que esteja ofegante.



O que mais deve ser feito


Mesmo que seja preciso proteger a língua da vítima, evite segura-la com os dedos e nem coloque objetos na boca da pessoa. Ao invés disto, mantenha a sua cabeça virada para o lado, de maneira que a passagem de ar seja facilitada. Limpe as secreções salivares com o auxílio de uma toalha ou um papel, pois este fato também é fundamental para que quem está convulsionando respire mais facilmente.



Depois de passar a convulsão espere pela ajuda médica. Se a pessoa dormir, deixe que ela descanse até o atendimento, e jamais medique a vítima de qualquer modo, já que seus reflexos podem não estar totalmente recuperados e isto pode causar afogamento. Estes são os procedimentos certos para este tipo de caso.


Sobre o Autor

Destak Cursos

Cursos de qualidade

Cursos de formação de Brigadistas e Socorristas. Aulas com instrutores da área de ensino do corpo de bombeiros. Não perca tempo! Venha e faça sua matrícula, VAGAS LIMITADAS!

Universo das Dicas - Dicas Para Blogueiros
Para a venda será mudado a imagem do topo e o nome do blog, inclusive no link, na compra está incluído a conta do twitter e a página no facebook (ambos o nome pode ser mudado).

Mais lidos da Semana

Universo das Dicas - Dicas Para Blogueiros